Gino Tubaro estará em Salvador na próxima quarta, dia 27, para o seminário Conexões, último evento do Fórum Agenda Bahia 2017. Da Argentina, ele conversou com o Correio, via e-mail, e falou sobre suas motivações e projetos.
Tubaro também atua, desde 2015, como assessor do CMDLAB - Laboratório do Centro Metropolitano de Desenho. Por seus projetos, foi homenageado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e também ganhou os prêmios MIT TR35 (do Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e da Organização Internacional de Propriedade Intelectual (ONU).
Foi ainda eleito um dos dez jovens de mais destaque da Argentina pela JCI TOYP, programa internacional que distingue pessoas entre 18 e 40 anos pela excelência em seus campos de trabalho, realizações pessoais, ações comunitárias e contribuição para a sociedade.
Próteses são montadas peça por peça (Fotos: Atomic Lab)
A primeira prótese criada por Gino foi para atender ao pedido de Ivana, mãe do garoto Felipe Miranda, que não tinha como pagar U$ 40 mil por um equipamento convencional. A impressão em 3D saiu por U$ 250. Por conta do custo menor com essa tecnologia, o Atomic Lab, empreendimento criado por ele em 2015, doa as próteses à quem precisa.
Segundo Gino, os recursos vêm de empresas patrocinadoras, que colaboram com os Manotóns, eventos que reúnem familiares, crianças, voluntários e apoiadores. Durante esses encontros, todos se unem para a montagem das próteses de mãos e braços.
Veja vídeo de um dos Manotóns
Durante o seminário Conexões, que vai ocorrer na sede do Senai Cimatec, em Piatã, o inventor vai contar ao público baiano um pouco da experiência do seu laboratório de inovação. As inscrições para o seminário, que terá palestras e oficinas abertas ao público, podem ser feitas no site: www.correio24horas.com.br/agendabahia/conexoes/.
O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do Correio, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Braskem, Coelba e Odebrecht; e apoio da Revita.
(Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário