A ciência mostra cada vez mais que as bactérias têm um papel de destaque na manutenção de nossa saúde. Esses micro-organismos formam grandes colônias em determinados órgãos, como o intestino, a pele e a boca.
No intestino, por exemplo, o desbalanço nessa verdadeira cidade microscópica está diretamente relacionado ao surgimento de uma série de doenças — de obesidade a câncer. Agora, um novo estudo demonstra que o bem-estar da microbiota da vagina é determinante para uma boa gestação.
Para chegar a essa conclusão, experts da Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal, no Rio Grande do Norte, fizeram um monte de exames que determinava o perfil das colônias de bactérias de 190 grávidas acompanhadas no centro médico.
A conclusão: aquelas que tinham uma flora vaginal desajustada, com baixa concentração de Lactobacillus sp., uma espécie benéfica, tiveram mais casos de parto prematuro e bebês com pouco peso após o nascimento.
Para ter ideia, 26% das mulheres com a microbiota da região desequilibrada precisaram dar à luz antes da hora e 23% das crianças vieram ao mundo com menos de 2,5 quilos, o que é considerado um valor baixo. O mesmo não foi observado no grupo que estava com os micro-organismos em ordem.
No trabalho, apresentado durante o Congresso Brasileiro de Infectologia, que ocorreu no Rio de Janeiro na semana passada, os autores chamam a atenção para a importância do diagnóstico e do tratamento correto de infecções durante o período gestacional — afinal, elas são as grandes responsáveis pelo desequilíbrio na microbiota íntima. Doenças causadas por outras bactérias, fungos, protozoários e vírus podem ter repercussões na saúde da futura mamãe e de seu filho.
(Saúde)
Post Top Ad
Your Ad Spot
sábado, 23 de setembro de 2017
Flora vaginal desequilibrada pode causar complicações no parto
Tags
Estilo de vida#
Saúde#
Compartilhe isso
Sobre Unknown
Saúde
Tags:
Estilo de vida,
Saúde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Post Top Ad
Your Ad Spot
Author Details
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário