A festa do Baiacu, que celebra a fundação e emancipação da cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, foi cancelada segundo confirmou na manhã dessa segunda-feira (29) o prefeito Marcus Vinícius (PMDB). O evento foi suspenso por conta da tragédia que deixou 19 pessoas mortas após a lancha Cavalo Marinho I virar no mar na última quinta-feira (29).
"Na certeza que contamos com a compreensão das bandas, artistas locais, e toda população, cancelamos o edital de seleção de atrações, e todos os procedimentos para os festejos do Baiacu, que ocorreria 14 de setembro. Apesar de ser uma festa tradicional, este ano teremos apenas a parte religiosa, pois toda a cidade, de alguma forma, foi atingida", afirmou.
O secretário de Cultura da cidade, Luiz Henrique Amaral, explica que a festa é considerada a mais importante do ano no calendário da Ilha. "A Ilha nasceu nessa localidade conhecida como Baiacu. A festa é uma celebração considerada a mais importante no calendário do ano. Simbolicamente é como se fosse o Dois de Julho para a Bahia", destacou.
Na localidade de Baiacu está instalada a igreja do Nosso Senhor de Vera Cruz, a segunda igreja mais antiga do Brasil, fundada em 1561. "Este ano, iríamos ampliar a festa fazendo inclusive um festival gastronômico, mas não há clima na cidade para isso", completa Luiz.
(correio24horas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário