A partir de agora, estrangeiros que vierem a Salvador devem tomar a vacina contra febre amarela. A recomendação é do secretariado da Organização Mundial da Saúde (OMS), que incluiu a capital baiana e outros 87 municípios brasileiros como áreas de recomendação de vacina na quarta-feira (5).
Com isso, na Bahia, o número de cidades que exigem a vacinação de febre amarela para os viajantes passou de 69, em janeiro, para 154. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a decisão da entidade levou em conta as epizootias – mortes de macacos – e os casos em humanos que estão sendo investigados ao longo da zona litorânea do norte da Bahia, inclusive Salvador, além da morte de um macaco confirmada pelo vírus da febre amarela em Feira de Santana, no Centro-Norte do estado.
Além de Salvador e dos outros municípios baianos, a nova recomendação também vale para as cidades de Niterói e do Rio de Janeiro (ambas no RJ) e a área urbana de Campinas (SP). Assim, todo o estado do Rio de Janeiro passa a ser área com recomendação de imunização. Já no estado de São Paulo, apenas o município de São Paulo não faz parte da área recomendada para imunização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário